quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Casamento? Não, obrigada.

Acho que sempre tive ideias avançadinhas demais quanto a algumas coisas, e o casamento é uma delas. Talvez por ter pais separados desde que me entendo por gente e viver cercada por relacionamentos nada estáveis foi que cresci achando que uma relação a dois é muito mais complicada e complexa do que a gente imagina. Ainda mais depois que eu mesma comecei a fazer parte dessa coisa chamada namoro. Só não cheguei a quase desistir porque brasileiro não nega suas raízes.

Fui uma adolescente que nunca duvidou do trabalho que dá ter um namorado e, gente, como me cansava ter que fazer o namoro dar certo! Era-me muito chata, aquela coisa de polir cumprimentos com os amigos de infância, perceber que com homem que dá em cima da gente não se pode conversar muito, mesmo que, coitado, o cara seja inofensivo, vai dar problema. Foi por essas e outras que passei todos os anos de colégio tendo namoros que duram menos do que os rolos de hoje em dia.

Mas um dia a gente cede e namora, não tem jeito. Faz todos aqueles esforços que cansavam só de ver a amiga que tinha namoros longos se dar todo aquele trabalho, até que um dia o namoro acaba. Mais do que normal aquela sensação de 'mas que cacete, foi tudo em vão'. Ainda bem que passa logo (para uns, pelo menos), e a sensação de que pelo menos a gente aprendeu a ser paciente, tolerante etc e tal vem em seguida. Achamos estar bala na agulha pro próximo pretendente a namorado - 'vai ser mole'.

Só que mole ficam problemas velhos: quanto mais a idade passa, meu bem, mais problemas novos dão as caras, e é mais coisa que a gente só aprende quando enfrenta. E é mais bagagem pra usar com o próximo príncipe (que, desde o segundo amor, deixou de ser encantado), porque, claro, é mais um namoro que se vai, chegando cada vez mais perto do casamento. É normal essa palavra assustar quando chegamos perto dela, ou isso é coisa que o século XI fez com as novas gerações?

Morro de medo de casar. Os motivos talvez sejam pessoais e nem todos que aqui leem podem se identificar, mas olha, como eu amo a minha individualidade! Ver os meus programas preferidos na hora que eu quero, não ter que falar nada certas horas, não ter que comer nessa ou naquela hora, acordar mais cedo ou mais tarde por causa do par de pés do meu lado - e isso são os problemas (se é que podemos chamar isso de problemas) mais irrelevantes. Medo eterno dos verdadeiros caos que vem junto com o 'sim'.

Talvez (e com isso eu garanto um com certeza) seja cedo demais pra pensar nisso, mas mulher é assim, ainda mais em TPM, mas concorda que é meio louco, uma mulher de 23 anos, namorando, ter medo da ideia de casamento? Isso não era coisa de homem, meu Deus, ou já faz alguns anos que juntar as escovas de dente dá medo até em menina de 15 anos? Sei lá. Só sei que tenho medo, e isso ninguém me tira - ou me tira, por favor???

Vi o trailer
de um filme em que os noivos iam morar juntos antes de se casarem, por ideia pro próprio padre, para que tenham certeza se é isso mesmo que eles querem da vida. Achei sensacional, apesar se não ter visto o filme. Talvez funcione. Dizem que viajar por pelo menos duas semanas com o candidato a marido também é uma grande sacada - ninguém consegue fingir perfeição por tanto tempo. Pode ser também; vou tentar de tudo, porque se nada der certo, não viro hippie nem a pau...


PS: o filme, pra quem quer ver, se chama "Licença pra casar", e é com a Mandy Moore e o Robin Williams.

Um comentário:

Anônimo disse...

Silvia Braga

Muito bom.

Postar um comentário