quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Eu não tenho medo

"Eu não tenho medo de me apaixonar de novo", tem muita gente que diz. E pode ser mesmo verdade. Prefiro, eu mesma, chamar o que pensam ser medo de precaução. Você simplesmente prefere se poupar de passar pela mesma coisa que já viveu, e que por experiência própria não sente a menor vontade de vivenciar de novo. É simples - você se envolveu, foi feliz, fez coisas que nunca pensou fazer, deixou de fazer outras que você considerava jamais deixarem de ser feitas. Você errou, claro, mas sabe que acertou também. Colocou tudo numa balança, pesou prós e contras e simplesmente achou melhor se poupar. Não é que não tenha valido a pena, provavelmente valeu tanto que a dor foi propensa. Então, pra que correr o grande risco de se machucar de novo por algo que você não tem muita certeza se vai valer tanto assim?

Entendo perfeitamente bem quem não se entrega jamais. Entendo, e concordo em partes. Às vezes, o exagero me incomoda e me irrita. 'Sofri demais'. Hum. Sei que intensidade de sentimento a gent então pode nem pode nem deve medir nem comparar, mas dá pra repensar se não há um certo exagero, uma certa dimensão irreal do que realmente se sentiu, e do que se deixou de sentir. A ilusão se disfarça de sofrimento com uma facilidade maior do que a Coca-Cola nos deixa pensar que somos viciados nela. A outra parte não tem culpa da nossa projeção, das coisas que imaginamos nem dos planos que fizemos. Repensar sofrimento pode doer um bocado, mas poupa uns meses de dor em vão.

É claro que os que previnem se apaixonar estão perdendo algumas boas chances de ser bastante felizes, mas na dúvida, nem arriscam. Confesso já ter feito o mesmo muitas vezes, mas confesso também não ter me arrependido nenhuma delas. Não pelas pessoas que deixei pelo caminho - tenho certeza que elas fizeram ou fazem outras muito felizes -, mas pelas outras que acabei encontrando, e que talvez não conseguisse a façanha caso estivesse parada, caso estivesse 'perdendo tempo'. Como eu, as pessoas que 'não têm medo de se apaixonar de novo' confiam no que tem que ser, e não forçam a barra. Deixam que as coisas caminhem pra onde têm que caminhar. E a coisa funciona: poupa dor e arrependimento futuros.


Continuem não tendo medo de se apaixonar e selecionando melhor as escolhas, queridos poupadores de dor e sofrimento por já terem vivido isso um dia (ou dois). Tenho levado assim e sigo confiante que dá certo. Sentindo-me bem ao lado da pessoa certa evita que eu sinta vontade de olhar pro lado, e pior - que eu sinta vontade de estar do lado de lá. Quando você espera vir a pessoa certa, a probabilidade de querer fazer dar certo é muito maior. Você quer que a pessoa tenha idéia do quanto você já viveu, viu e tem noção do que é o mundo, até escolher aquela criatura dentre tantas na multidão. Ela tem que saber que não foi à toa, e não é por meia dúzia de palavras bonitas nem por um par de olhos verdes que você vai arriscar tudo isso. Nem-a-pau.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://blogdocereja1.blogspot.com/

Da uma olhada nos posts antigos.

Anônimo disse...

otimo, cm sempee...

Lais

Postar um comentário