quinta-feira, 10 de maio de 2018

Texto de 2013

Por que NÃO namorar?

As pessoas são carentes - TODAS as pessoas. Algumas mais, outras menos, mas cada vez mais gente tem se mostrado um poço de carência. Tudo isso é culpa de uma falta imensa de amor próprio. A baixa auto estima é algo bastante comum e quase ninguém consegue perceber como isso afeta a própria vida. Não se pode pensar que é normal não gostar de si mesmo - ser comum NÃO É ser normal.

É muito mais complicado do que parece a percepção da falta de amor próprio, mas um dos sinais é ficar com uma pessoa uma única vez e achar que está apaixonado, fazendo planos com alguém que acabou de conhecer. A pessoa com baixa auto estima cria uma relação que não existe e sente um amor que nunca bateu dentro dela, realmente. O que bateu foi a carência.

Por isso, antes de pensar em namorar alguém, o exercício de aumentar a auto estima e gostar de si mesmo é muito necessário. Quando a gente gosta da gente, a probabilidade de uma pessoa vir a gostar é bem maior - e bem mais sincera. Não é fácil reconhecer nossas qualidades e defeitos, mas não tem coisa melhor do que saber lidar com a gente mesmo, depois que isso acontece.

Depois de conhecer a si mesmo, você vê que não precisa que outra pessoa esteja te fazendo companhia o tempo todo. Você se diverte sozinho, aprende que conviver com você mesmo é bem mais legal do que pensava: você provavelmente não vai fazer nada que você mesmo não goste, né? Ser um pouco centrado não faz nada mal e é saudável, mas a gente só percebe quando chega lá.

Quando isso acontece, você faz mais amigos, fica uma pessoa muito mais agradável e enxerga que não são todas as pessoas que merecem estar do seu lado, desfrutando da sua companhia. Você consegue filtrar pessoas, e com isso sabe o que quer e não quer para a sua vida. Nesse meio tempo, conhecer alguém bacana e por quem vai se apaixonar, é um pulo, e quando você viu - já foi.

Comigo foi assim.

Namora com você antes, para depois pensar em namorar uma outra pessoa. Essa é a minha dica de namoro, a primeira delas.


(Nina Lessa, em 2013, pro blog Por que as namoradas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário