terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Torcer

São poucos os torcedores que reconheço como tais. Acho que, por ser uma torcedora assídua e apaixonada, não tenho muito saco pra quem se diz 'torcedor doente' (de qualquer time) só quando o time está bem no campeonato, ou só quando o adversário vai mal. Aos que não costumam me sacanear nas horas ruins, parabenizam nas horas boas e acompanham seus times, meu respeito total, sempre. Quanto ao resto, nem me venha com churumelas.

Tenho 24 anos e não, nunca vi meu time ser campeão. Por que me irrita quem diz 'finalmente, hein', 'agora só depois de 26 anos' etc? Porque 97% desses não é um torcedor como eu, ou nem entende muito de futebol (ou pelo menos não me demonstra), e por isso não sabe o sentimento que fica no peito quando um torcedor DE VERDADE passa pelo momento que eu passei antes de ontem, domingo, dia 5 de dezembro de 2010. Só por isso.

Sempre fui conhecida por duas coisas: o nome diferente e meu time. Morei fora do país e minha camisa tricolor foi comigo. As pessoas não sabiam que eu era do Rio, que tinha só 18 anos, que sei lá, meu sobrenome era Lessa. Mas sabia que eu era Tricolor. Viajo pelo país, e a camisa do Flu vai junto. Acompanho os jogos da maneira que posso: ao vivo, pela TV, trabalhando nos estádios, em estúdio, pelo celular. Eu sou tricolor e todo mundo sabe disso.

Foi através das dezenas de ligações e mensagens que venho recebendo desde domingo que parei de discutir pelas provocações alheias. No fundo, as pessoas sabem que eu sou torcedora como poucos de maneira geral, e como raríssimas mulheres que se jogam de cabeça quando o assunto é futebol. Adoro o esporte, trabalho com ele, mas domingo descobri que, antes de tudo, eu sou uma torcedora. E chorei, fiquei nervosa durante semanas, não dormi.

Claro que alguns (poucos) flamenguistas, palmeirenses, corintianos, vascaínos e sei lá, até botafoguenses sabem como é esse sentimento de realização, como se quem tivesse em campo fôssemos nós. Mas só quem é tricolor sabe o que é amar um argentino como se brasileiro fosse, sabe o que é pegar trem ou enfrentar o caos da distância pra sentir ao vivo o que ficou faltando na Libertadores de 2008. Só quem é TRICOLOR, que me desculpem os outros times.

Mas hoje, e até pelo menos o ano que vem, essa alegria do coração ninguém me tira.

5 comentários:

Gabriel disse...

Como tricolor que sou, sei exatamente o que vc diz! Saudações tricolores! Que felicidadeeeee

Bárbara disse...

Chorei de novo! Lindo <3
SAUDAÇÕES TRICOLORES!

O FLUMINENSE É UM ESTADO DE ESPÍRITO!

Fabiano Sanromã disse...

Nina, vc sabe que eu não sou um torcedor assim né??

Na verdade acompanho pouco, mas acabo fazendo isso principalmente para não me irritar com as brincadeiras dos outros e tentar ficar um pouco out.

Mas ser tricolor é uma coisa que veio no sangue, foi passado de pai pra filho, diria que é uma tradição de família (no meu caso, hehehe) e por estar no sangue, quando chega em momentos decisão para não descer ou para ganhar alguma coisa, fala mais alto esse instinto tricolor!!!!
NENNNSSEEEEEE!!! CAMPEÃOOO!!! PARABÉNS PRA GENTE!!! BJUS

Daniel disse...

Fazendo uma pesquisa a respeito de times, eis que me deparo com esse link. Antes de mais nada parabéns.

Sou vascaíno e conheço todo esse sentimento, tb amamos o mesmo argentino que vcs e digo isso até hj em 2012. Pagaria para ver Conca no Vasco novamente.

Quanto a pegar trem, dispensamos apresentações, somos o único clube grande do Rio que nasceu na zona norte, temos uma história popular sem ser populista (saca, nunca fomos tão agraciados pela mídia rs) pegamos a Brasil para ir ao jogo, voltamos pela deserta Benfica, Barreira...Então, posso lhe garantir que trem / Engenhão é uma beleza de localização rsr.

Por ser vascaíno, eu respeito história...Respeito mais história do que títulos e olha que com meus 30 anos de idade eu vi o Vasco ganhar praticamente tudo, menos o famigerado mundial. Perdemos duas vezes, mas nunca deixamos de encher um estádio.

Por respeitar história, eu respeito os torcedores tricolores e botafoguenses, muito mais que o Flamengo...Títulos todos tem...Já história, estatísticas, amor verdadeiro pela camisa são poucos.

Abraço

Victor Almeida disse...

Sensacional, Nina!
não tinha visto esse, de arrepiar!

Saudações tricolores =D

Postar um comentário