sexta-feira, 17 de julho de 2009

Amadureceu?

Geralmente quando acabamos uma relação, a tendência é aprender com todos os erros cometidos e amadurecer na relação seguinte. Claro que isso não é regra nem acontece de uma hora pra outra, mas a maioria funciona assim e é o que todo mundo pensa: 'depois de tudo que passei, certamente sou uma pessoa mais forte'. E é verdade. Depois que a gente passa por situações que colocam certas coisas à prova, como num relacionamento amoroso, é regra nos sentirmos calejados pra qualquer outro tipo de relação que possa vir no futuro. Nos sentimos porque estamos, ou no mínimo já passamos por muitas das coisas que poderemos passar de novo, e ao menos de uma coisa a gente tem certeza: desse mal, de amor, ninguém morre, se não quiser.

O que os apaixonados de segunda viagem não sabem é que paixões podem ser bem parecidas, mas quase nunca são iguais. Talvez as sensações sejam. Talvez os ciúmes, a química sejam parecidas. Mas os medos também são os mesmos, e por mais que tenhamos passado por isso uma vez, quando esquecemos tudo e colocamos no passado, esquecemos também como agir nessas circunstâncias. Pensa-se no medo já sentido há algum tempo atrás, um medo igualzinho de se magoar e chorar de novo. Agora, talvez um medo maior: dor de primeiro amor é como dor de cizo, que você sabe bem como é ruim, mas nunca consegue passar despercebido e sem cometer os erros de sempre. Você acaba falando mais do que deve...

Mas tem aqueles que não sentem o medo. Gostam, sabem que gostam. Sabem que sentem ciúmes, fazem cenas e não é fingimento, sofrem mesmo. Dizem-se amadurecidos, calejados pelo tempo e vacinados contra a ideia de que amores são diferentes. Os amores são iguais, nos fazem sofrer da mesma forma e é dessa mesma maneira que supera-se com o tempo e parte pra outra. É, uma hora termina, é bem provável que não seja pra sempre. Ora, se todas as relações atenteriores não duraram eternamente, esta tem 90% de chance de acabar. Certo? É, faz sentido. O que não faz sentido algum é uma pessoa dessa se sentir madura. O fato de já ter passado por uma relação de amor não faz de ninguém preparado pra próxima. Talvez familiarizado, mas só.

Ter medo de sofrer de novo, e por isso aprender a podar sentimentos e sensações, temendo uma mágoa já tão conhecida e apavorante não é sinônimo de amadurecimento. Crescer depois de um momento de crise é reconhecer que errou também, não importa o motivo do fim da relação. É aprender com esse erro, e tentar entender o erro do outro. É ter paciência caso o destino coloque no seu caminho quem cometa os mesmos erros que você cometeu um dia, pra que você tenha a entendimento que outra pessoa não teve contigo. E tentar fazer com que dê certo, de verdade, não se baseando em números e estatísticas. Fazer parte da minoria pode ser incrivelmente bom, afinal quem sabe disso não conta.


Um comentário:

Carol disse...

E quando a gente não consegue se apaixonar ? E quando ninguém parece minimamente interessante, pois mais que a gente queira ?
Só quero gostar de alguém e dane-se esse tal de medo idiota...

Postar um comentário