quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eu, Eu Mesmo e... Eu.

O egoísmo é sempre tido como algo ruim, mas confesso que nunca pensei nele desta forma. Achava que pensar em si mesmo era sempre melhor do que ser constantemente passado para trás por pessoas que você ajuda, por quem você torce e abre mão de tanto. Acreditava que ser egoísta nada mais era do que ter amor-próprio, e saber se colocar primeiro na própria vida, cuidar, antes de tudo, dos próprios interesses, para só então se dedicar à vida (ou à parte desta) de uma outra pessoa. Hoje, talvez não pense mais assim.


Não que eu tenha mudado de ideia, ainda acho que tudo isso é válido e sim, é preciso amar-se antes de tudo, satisfazer-se, correr atrás dos próprios sonhos e não deixar objetivos pelo meio do caminho, só porque pessoas-obstáculos lhe tiraram o foco. Mas também acho que egoísmo não é isso; isso é ser. Simplesmente ser. Ser você mesmo, respeitar-se, e finalmente conseguir aquela coisa tão batida, e tão concorrida desde sempre: conseguir ser feliz.


O egoísmo vai além. Ele te impede de perceber que o mundo não gira em torno de você mesmo; que as coisas não conspiram nem contra, nem a favor, independente de crenças, destino ou algo que o valha. O egoísta não entende abrir mão sem manter a outra fechada; ele não confia sem desconfiar, nem pensa em fazer o bem já visualizando a troca do favor. Uma pessoa com este sentimento está na vida de todos, a qualquer hora e tempo. Todo ser humano tem essa pontinha, esse câncer dentro de si.


A busca pela perfeição é insana, e também sempre confundida com a busca pela felicidade, quando na verdade é o oposto desta. Aqui não interessam as almas, santidades, nada. Falemos de humanos, e entendamos que ser egoísta não é amar a si mesmo mais do que a todas as coisas. Porém, é preciso entender que amar a si mesmo está longe de amar menos quaisquer segundos ou terceiros. É saber que amar não anula, só soma, e no máximo divide uma ou outra felicidade. Ou todas, se você tiver sorte.


‎"Me movo para longe de quem não vê nada além de si."



2 comentários:

Pri Vieira disse...

adorei o final.. "se você tiver sorte" hahahaha.. o que é a mais pura verdade.. rsrs.. Se cuida, Ninoca!!! Beijãoo

Victor Monteiro disse...

Preciso dizer algo mais?

Fico feliz em saber que o texto nasceu de uma sugestão minha rs, fico mais ainda, porque vc fala algumas situações que estou passando. Só tu msm rs!
sem mais....
PARABÉNS, TEXTO F#DA!

Bjos :)

Postar um comentário