segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Desintoxicação

Terminar uma relação é doloroso e pode acontecer de diversas maneiras, mas o processo de desintoxicar-se de alguém é lento e requer dedicação. Pois é: estar solteiro não é sinônimo de estar sozinho, de fato. Quantas pessoas não terminam um namoro e ficam enrolando até se desligar de vez do dito 'ex'? Quantas ligações não são perdidas na noite; quantas garrafas de cerveja e doses de vodka ou uísque até mandar a primeira mensagem? Quantos beijos em desconhecidos com o pensamento voando longe; quantas noites sozinho, depois de sei lá quantas vozes e salivas, com os dedos coçando pra não mandar "te amo"? Incontáveis.


Por isso desintoxicação. É como se livrar de um vício, e quanto mais tempo de relação, maior a disciplina requerida. Não ligar nem mandar mensagem é regra básica e não pode ter bebedeira que mude isso. Encarregue aquele amigo sóbrio de te ajudar nessa, como o motorista da rodada. Sempre tem alguém que banca o chato e controla os outros. Use isto a seu favor e entregue seu maldito smartphone na mão dele quando descer o quinto chopp. Chore, descabele-se, fique vendo a figura que faleceu pelos cantos do bar ou da boate. Fique com alguém, desabafe com um amigo que ainda não ouviu sua ladainha, mas NÃO procure.


Com o tempo, as dificuldades aumentam. Claro que você ainda pensa na criatura, afinal foram anos da sua vida dividindo uma série de coisas. Você vai lembrar quando passar em alguns lugares, em diversos restaurantes, vendo vitrine e ouvindo música, esquece que isso não muda, mesmo. E evitar só funciona nos primeiros meses, porque tem coisas que não tem jeito: vai mudar seu ponto da praia pro resto da vida? Vai parar de comer no seu restaurante preferido? Vai ver o jogo onde, agora? Uma hora as coisas vão ter que voltar ao normal, e aí é preciso respirar fundo e buscar forças do além. E procura, que você acha.


Evitar falar nele. É o pior dos passos. Como é que você vai contar uma história de um ano atrás, de dois, de três? Você praticamente só tem história de quando ele estava junto, e então é a hora de aprender a recortar a realidade. Sim, resumir e pronto. 'Ah, este local é ótimo, já fui e vale a pena voltar'. É difícil de admitir, mas não é necessário mencionar que ali foi comemorado seus 2 anos e meio de namoro, acredite. Esse detalhe só faz diferença pra sua vida, e no momento, só pra sua história. Esconda essa parte desde o comecinho, pois assim será mais fácil contar essa história quando um novo alguém chegar.


Encontrar com o evitável é, quase sempre, inevitável - e invariavelmente inesquecível. Portanto, evite enquanto puder: a gente sempre acha que está pronto, mas não importa o tempo que tiver passado, o fato é que nunca estamos preparados de verdade. Esquive-se de todas as maneiras que puder, até o dia que você esquecer (e não cometer um ato-falho, cuidado) de desviar e perceber que chegou a hora. Que não seja de perto; que não seja enfeitado, e que de preferência doa menos em você do que na parte de lá. Estar feliz ajuda, mas ter aprendido a superar... Deve ser sensacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário