sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Existe amizade entre homem e mulher?

Por mais que se acredite que existe, sim, amizade entre homem e mulher, não conheço ninguém que não tenha perdido um amigo porque misturou as coisas um dia, seja pelo excesso de álcool, seja por um momento de carência por um ombro mais do que amigo. Talvez o número de amizades que se transformam em algo mais (ou em algo menos, quando é o caso dessa amizade simplesmente chegar ao fim) seja muito menor que a quantidade de amigos que conseguem manter somente o canal da camaradagem aberto, mas o fato é que, sempre que a regra é quebrada, fica a desconfiança quando você começa um relacionamento e tem que conviver com o (a) melhor amigo (a) do seu namorado (a). Aí a coisa muda de figura.


Nunca fui amiga das namoradas dos meu amigos, e aquelas que mais me detestam, que saibam agora: o foco está errado, lindinhas. Tenho um imã para namoradas desconfiadas, e com isso aprendi a saber diferenciar quando há maldade de uma das partes - já errei, claro, mas costumo acertar. Ninguém gosta quando uma pessoa do sexo oposto (supostamente) conhece mais seu namorado do que você, mas e aí? Por mais que impedir a convivência dos dois possa funcionar por tempo, a probabilidade de isso ser eterno é quase nula, e as mentiras costumam vir junto: seu namorado começa a mentir pra você e não conta quando está junto com as amigas. Ponto pra quem?


Já estive do lado de lá (a namorada) e do lado de cá (a amiga), a diferença é que aprendi a saber quem respeita o casal - e quem passa longe disso. Com o tempo a gente entende que o respeito é uma via de mão dupla, e quando ela anda sozinha, alguma coisa está errada. Aceitar que amizade é, muitas vezes, perder um amigo por algum tempo exige uma paciência que confesso ter dificuldade de encontrar. Mas eu sempre encontro, e espero passar - por enquanto, sempre tem passado. E a namorada vê que não, nunca teve nada, ao menos não ali, ao menos não comigo. Tive namoros e se tem coisa que eu faço é respeitar os outros, porque gosto de ser respeitada quando chega a minha vez.


Mas às vezes, as namoradas não enxergam. Já deixei de ser madrinha de casamento de grandes amigos por conta disso; já deixei de ir a eventos e estar em lugares importantes por causa do mesmo motivo. Com o tempo, vi que as pessoas vão colher o que plantaram de qualquer maneira, e eu também colhi. Se as namoradas dos meus amigos aprenderam a lição, e viram que o problema não era bem eu? Talvez eu nunca saiba. Mas algumas tiveram salvação e hoje sabem quem é amiga e quem não é; e eu espero ter sido uma delas, quando acredito ter aprendido a minha lição, também. E isso eu vou só vou saber quando namorar de novo. Próximo?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário